Encerramento do Projeto
Iniciado em março de 2020, o projeto teve como objetivo desenvolver um ventilador pulmonar invasivo para uso exclusivo em pacientes com Covid-19, com os seguintes requisitos: baixo custo, fabricação rápida e uso seguro para o paciente e a equipe de assistência. Deveria ainda ser concluído em tempo mínimo para atendimento urgente de possíveis casos de carência de ventiladores mecânicos para tratamento da pandemia, que tendia a crescer rapidamente no Brasil. Por ser de exceção para a Covid, a sua distribuição deveria ser gratuita e irrestrita, não sendo concebido para a exploração comercial.
A realidade brasileira, em 2021, é muito distinta daquela que originou o projeto. Ventiladores foram importados e fabricados em maior número no Brasil, com recursos públicos e privados e apoio de linhas de produção ociosas de diferentes indústrias. Redes de voluntários promoveram a manutenção de centenas de ventiladores que estava fora de uso. Com todos esses fatores, chegamos a 2021 com o governo cancelando encomendas de ventiladores e com estoques elevados desse equipamento, tanto no Ministério da Saúde quanto na indústria. Neste cenário, consideramos consensualmente que a melhor decisão a se tomar era a suspensão do projeto, na sua concepção original.
Nos sentimos vitoriosos, pois o aprendizado que tivemos com o desenvolvimento do VExCO tem valor inestimável. Sabemos das dificuldades existentes no percurso entre os atuais protótipos do VExCO e um produto passível de registro na ANVISA. Havendo demanda e recursos financeiros, podemos fazê-lo em pouco tempo. Como consequência do desenvolvimento do VExCO, novos projetos foram submetidos e aprovados em editais governamentais temáticos da COVID-19. Mais de dez novos pesquisadores de pós-doutorado, doutorado e mestrado estão se dedicando, não apenas ao desenvolvimento de partes complementares do ventilador, como também em métodos para a promoção do cuidado intenso à saúde, com a monitoração contínua, tanto hospitalar quanto ambulatorial e domiciliar. Em parceria com a Empresa ECCO Engenharia Clínica Consultoria Ltda, estamos desenvolvendo outros equipamentos de engenharia cardiovascular e pulmonar. Adicionalmente, o município fluminense de Maricá vem conversando conosco, através do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (CODEMAR), com fins de prosseguirmos no projeto do VExCO e outras iniciativas na área da saúde.
O eventual saldo de recursos e os estoques de materiais serão direcionados à atenção de pacientes pós-ventilação mecânica, os quais requerem instrumentos mais simples e inexistentes na indústria nacional para a reabilitação respiratória. Agradecemos a todos, instituições públicas e privadas, cidadãos e voluntários que tornaram esse projeto exequível.